Materiais de apoio para mães

Trabalhamos para capacitar as mães, através do conhecimento, para que continuem na senda do maravilhoso leite materno, todos os dias. Aqui, encontrará os mais recentes artigos de Conhecimento Medela, que ajudam todas as mães a encontrar factos e informações atualizadas sobre a amamentação:

E-book A Maravilhosa Ciência do Leite Materno

Medela Amazing Breast Milk e-book promotion

A amamentação é especial, maravilhosa e prática, tal como o nosso e-book gratuito. Este guia interativo digital vai conduzi-la ao longo de cada uma das etapas cruciais da sua jornada de produção de leite.

Ler agora

O que é considerado "normal" em termos de amamentação?

What is-normal in breastfeeding

Através do seu trabalho, a Dr.ª Jacqueline Kent, especialista no domínio do aleitamento na Universidade da Austrália Ocidental, conseguiu mostrar ao mundo que existe uma vasta gama de "normal" no que respeita à amamentação exclusiva. O seu trabalhou debruçou-se sobre a duração da alimentação dos bebés, a duração de cada sessão de amamentação e o volume de leite que um bebé consome em cada sessão de amamentação.

Compreender que existe uma vasta gama de "normal" ajuda a tranquilizar as mães no que respeita à normalidade da amamentação do seu bebé e da probabilidade de ser completamente diferente das experiências de amamentação das suas amigas e dos seus bebés. Conhecer as diferentes realidades pode ajudar todas as mães a sentirem-se confiantes na sua amamentação.

Descarregar o infográfico em PDF, 60 KB

O que torna o leite materno tão fantástico?

What makes breast milk so amazing

O seu leite materno está vivo! O leite materno é único e fascinante e não existem duas mães que produzam um leite exatamente igual. Só você pode dar ao seu bebé as células vivas do seu leite materno.

O leite materno só por si permite que o cérebro do seu bebé quase que duplique em termos de massa nos primeiros 6 meses de vida! O seu leite até muda de sabor em função dos alimentos que consome!

Todos os meses os cientistas descobrem novos componentes no leite materno, fazendo com que esta seja uma viagem científica excitante, na qual a Medela se orgulha em participar.

Descarregar o infográfico em PDF, 186 KB

O seu bebé está a receber leite materno suficiente?

Is my baby getting enough breast milk?

Muitas mães questionam-se sobre se os seus bebés estão a mamar o suficiente. Num mundo em que tudo é medido, não poder ver a quantidade de leite que o seu bebé ingere pode ser stressante para algumas mães.

O nosso infográfico mostra três formas simples para determinar se o seu bebé está a ingerir leite suficiente: peso, fraldas e comportamento do bebé. Se identificar sinais de que não tem leite suficiente, este artigo destaca formas para aumentar a sua produção de leite.

Descarregar a ficha de dados em PDF, 99 KB

Seios com perdas de leite: O que precisa de saber

Leaking breasts: What you need to know

Poderá preocupar-se se os seus seios deviam perder leite e não perdem, se estão a perder demasiado leite ou se o facto de um lado perder mais leite do que o outro é ou não um problema! Pode ser embaraçoso e causar alguma desordem, mas é absolutamente normal.

Este artigo explica o que faz com que os seios percam leite após o parto e qual a melhor forma de lidar com isso.

Descarregar a ficha de dados em PDF, 48 KB

Iniciar a produção de leite

Initiat milk production

Todas as mães passam pelos mesmos processos de aleitamento até chegarem à sua produção de leite, quer o parto seja de termo ou prematuro. Esta jornada de produção de leite pode ser descrita como uma sequência de quatro etapas:

Preparação - preparar o tecido mamário na gravidez

Início - iniciar a produção de leite nos primeiros dias

Desenvolvimento - desenvolver a produção de leite nas primeiras semanas

Manutenção - manter a produção de leite nos meses e anos seguintes.

É importante para todas as mães agir corretamente desde o início, uma vez que terá um impacto importante no sucesso da sua futura produção de leite. A amamentação na primeira hora após o nascimento e a amamentação frequente normal e eficaz após o nascimento são muito importantes para produzir leite suficiente.

Descarregar o infográfico em PDF, 106 KB

Otimizar a extração de leite

Optimising milk removal

Alcançar uma produção de leite adequada exige que o seu bebé extraia corretamente o leite da mama. Quando um bebé não o consegue fazer nas primeiras horas ou dias, é de uma importância vital que o leite seja retirado frequentemente através da extração.

Quando o leite tiver "descido", se for utilizado um extrator de leite para apoiar nas etapas de desenvolvimento e manutenção da produção do leite, é verdadeiramente vantajoso utilizar a tecnologia 2-Phase Expression e a extração dupla. Este artigo explica os motivos por trás desta afirmação e oferece sugestões e truques para a ajudar a conseguir uma extração confortável e eficiente.

Descarregar o infográfico em PDF, 70 KB

O valor do leite humano na UCI Neonatal

Value of mother's milk in the NICU

O valor do leite materno reside no facto de possuir maravilhosas propriedades para reduzir o aparecimento de doenças nos bebés que requerem cuidados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCI Neonatal). Quanto mais leite for administrado a estes bebés, mais benefícios para a saúde poderemos observar, com um impacto especialmente forte nas primeiras semanas e meses de vida.

Os componentes protetores e nutritivos do leite materno resultam na redução das hipóteses destes bebés desenvolverem doenças relacionadas com a prematuridade.

Cada gota de leite humano conta para os bebés prematuros frágeis e doentes.

Descarregar o infográfico em PDF, 146 KB

O leite humano de dadoras é equivalente ao leite da própria mãe?

Mother's milk vs donor milk

Quando o leite materno não está disponível, é utilizado leite humano de dadoras (LHD) pasteurizado como padrão de cuidados na UCI Neonatal. Embora o leite materno e o LHD sejam conhecidos como "leite humano", existem diferenças significativas nos resultados para a saúde que produzem.

Alimentar os bebés com o leite materno da própria mãe deve ser sempre a primeira escolha em detrimento do LHD. Embora o LHD seja um recurso valioso para bebés doentes, uma vez que é superior ao leite de fórmula, não pode ser considerado equivalente ao leite materno da própria mãe do bebé.

Todos os esforços para ajudar as mães de bebés prematuros e doentes a iniciar, desenvolver e manter eficazmente a sua própria produção de leite são da máxima importância.

Descarregar o infográfico em PDF, 2,4 MB

Materiais adicionais