O nosso compromisso com a amamentação e o código da OMS

WHO Code banner

Todos os bebés merecem o melhor início de vida

O leite humano não é só crucial para um bom início de vida; também traz muitos benefícios para todo o nosso futuro. A amamentação é uma necessidade vital para a saúde da população e uma das medidas de saúde preventivas mais eficazes para crianças e mães, independentemente do sítio onde vivem. A OMS e a UNICEF recomendam a amamentação exclusiva durante seis meses. A Medela apoia totalmente esta recomendação.

Em 1981, a Assembleia Mundial da Saúde adotou como recomendação o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno da OMS. Conhecido como "o Código", trata-se de um conjunto de recomendações destinadas a regular a comercialização de substitutos do leite materno, biberões e tetinas. Promove uma nutrição para os bebés segura e adequada, ao proteger e encorajar a amamentação.

Empenhada na amamentação desde 1961

Desde a fundação da Medela, em 1961, apoiar as mães que amamentam tem estado no âmago de tudo o que fazemos. O nosso fundador, Olle Larsson, fez disto a essência da missão da Medela quando escreveu a nossa Garantia de apoio à amamentação, em 1981:

"Garantimos a nossa dedicação à amamentação como a melhor nutrição para os bebés e as famílias. Garantimos ainda que a nossa literatura e os nossos produtos acessórios de amamentação nunca serão utilizados para influenciar as mães a mudarem da amamentação para a alimentação dos bebés com leite de fórmula. A nossa literatura e os nossos produtos acessórios de amamentação também nunca serão utilizados, seja de que forma for, para promover o leite artificial para bebés."

E isto continua a ser verdade. Os nossos cerca de 1800 colaboradores em todo o mundo comprometem-se a honrar a nossa Declaração de Missão, "Existimos para melhorar a saúde da mãe e do bebé através dos benefícios essenciais do leite materno," e a nossa Missão e Promessa da Marca "Sermos o maior parceiro e defensor mundial do leite humano."

Em linha com esta Missão, temos uma abordagem holística que procura:

  • Compreender melhor o aleitamento humano através da ciência e da investigação
  • Dar um melhor apoio aos profissional de saúde (HCP) de todo o mundo, com educação
  • Apoiar as mães na sua jornada de amamentação, com educação e serviços
  • Fornecer os melhores produtos para a extração e a alimentação com leite materno

Dando às mães o apoio de que necessitam urgentemente

Ao longo dos últimos 50 anos, ganhámos uma compreensão profunda da jornada de amamentação da mãe e das dificuldades práticas e desafios que enfrenta, que podem conduzir a quedas significativas nas taxas de amamentação no início. É por isso que fornecemos uma gama de soluções: de produtos e serviços ao contacto precoce com as mães, dando educação e apoio, a encorajar a integração harmoniosa da amamentação nos seus estilos de vida.

A Medela trouxe a tecnologia da extração para o primeiro plano. No entanto, somos muito mais que criadores de extratores de leite materno e fornecemos um sistema de apoio completo, incluindo o sistema de nutrição suplementar; o biberão para necessidades especiais, bem como o nosso sistema de alimentação entérica, que ajuda os bebés vulneráveis e doentes a receber leite humano.

Para as famílias que dependem de extratores de leite materno, estes produtos são uma parte importante do seu plano de amamentação. Neste enquadramento, os biberões e as tetinas também são uma parte essencial de todo o sistema.

Portanto, para apoiarmos as mães com uma solução completa, continuaremos a oferecer biberões para leite materno e tetinas na nossa gama de Essentials. Como empresa orientada para a investigação, providenciaremos informação com base em evidências sobre a utilização adequada de biberões e tetinas, como fazemos com os nossos extratores de leite materno e todas as nossas ofertas de produtos. Ao dedicarmos recursos para o desenvolvimento de práticas baseadas nas evidências, associamo-nos a investigadores, profissionais de saúde, mães, famílias e prestadores de cuidados em todo o mundo, que estão a fazer tudo o que podem para ajudar as mães a amamentar e os bebés a receber o leite das suas próprias mães.

O nosso compromisso para com o código da OMS

Estamos completamente empenhados nos objetivos do Código da OMS e somos um dos maiores apoiantes da amamentação a nível de empresas comerciais. Apoiamos, de forma constante e resoluta, as mães, os bebés e as famílias ao longo da sua jornada de amamentação e recusamos, de forma clara, promover os substitutos do leite materno.

A Medela continuará, como sempre, a operar dentro do enquadramento legal previsto em cada país e a apoiar as práticas de amamentação e alimentação com leite materno. Além disso, desenvolvemos novas orientações de marketing para garantir que não promovemos os nossos biberões e tetinas fora do âmbito de uma solução para a amamentação, ou no detrimento da amamentação. Estas orientações refletem de forma clara o nosso compromisso com as mães que amamentam e fornecem um enquadramento para as nossas atividades de comunicação.

Continuaremos a estar à altura da nossa Declaração de Missão para reforçar a saúde das mães e dos
bebés através dos benefícios (essenciais à vida) do leite humano e a fazer tudo o que
pudermos para permitir às mães amamentarem os seus bebés tanto tempo quanto possível.

Baar, Suíça, 1 de maio de 2019

Michael Larsson, Presidente e Delegado do Conselho de Administração
Annette Brüls, CEO Medela AG