O nosso compromisso com a amamentação e os objetivos do Código da OMS

WHO Code banner

Todos os bebés merecem o melhor início de vida

O leite humano não é só crucial para um bom início de vida; também traz muitos benefícios para todo o nosso futuro. A amamentação é uma necessidade vital para a saúde da população e uma das medidas de saúde preventivas mais eficazes para crianças e mães, independentemente do sítio onde vivem. A OMS e a UNICEF recomendam a amamentação exclusiva durante seis meses. A Medela apoia totalmente esta recomendação.

Em 1981, a Assembleia Mundial da Saúde adotou como recomendação o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno da OMS. Conhecido como "o Código", trata-se de um conjunto de recomendações destinadas a regular a comercialização de substitutos do leite materno, biberões e tetinas. Promove uma nutrição para os bebés segura e adequada, ao proteger e encorajar a amamentação.

Empenhada na amamentação desde 1961

Desde a fundação da Medela, em 1961, apoiar as mães que amamentam tem estado no âmago de tudo o que fazemos. O nosso fundador, Olle Larsson, fez disto a essência da missão da Medela quando escreveu a nossa Garantia de apoio à amamentação, em 1981:

"Garantimos a nossa dedicação à amamentação como a melhor nutrição para os bebés e as famílias. Garantimos ainda que a nossa literatura e os nossos produtos acessórios de amamentação nunca serão utilizados para influenciar as mães a mudarem da amamentação para a alimentação dos bebés com leite de fórmula. A nossa literatura e os nossos produtos acessórios de amamentação também nunca serão utilizados, seja de que forma for, para promover o leite artificial para bebés."

E isto continua a ser verdade. Os nossos cerca de 1800 colaboradores em todo o mundo comprometem-se a honrar a nossa Declaração de Missão, "Existimos para melhorar a saúde da mãe e do bebé através dos benefícios essenciais do leite materno," e a nossa Missão e Promessa da Marca "Sermos o maior parceiro e defensor mundial do leite humano."

Em linha com esta Missão, temos uma abordagem holística que procura:

  • Compreender melhor o aleitamento humano através da ciência e da investigação
  • Dar um melhor apoio aos profissional de saúde (HCP) de todo o mundo, com educação
  • Apoiar as mães na sua jornada de amamentação, com educação e serviços
  • Fornecer os melhores produtos para a extração e a alimentação com leite materno

Dando às mães o apoio de que necessitam urgentemente

Ao longo dos últimos 50 anos, ganhámos uma compreensão profunda da jornada de amamentação da mãe e das dificuldades práticas e desafios que enfrenta, que podem conduzir a quedas significativas nas taxas de amamentação no início. É por isso que fornecemos uma gama de soluções: de produtos e serviços ao contacto precoce com as mães, dando educação e apoio, a encorajar a integração harmoniosa da amamentação nos seus estilos de vida.

A Medela trouxe a tecnologia da extração para o primeiro plano. No entanto, somos muito mais que criadores de extratores de leite materno e fornecemos um sistema de apoio completo, incluindo o sistema de nutrição suplementar; o biberão para necessidades especiais, bem como o nosso sistema de alimentação entérica, que ajuda os bebés vulneráveis e doentes a receber leite humano.

Para as famílias que dependem de extratores de leite materno, estes produtos são uma parte importante do seu plano de amamentação. Neste enquadramento, os biberões e as tetinas também são uma parte essencial de todo o sistema.

Portanto, para apoiarmos as mães com uma solução completa, continuaremos a oferecer biberões para leite materno e tetinas na nossa gama de Essentials. Como empresa orientada para a investigação, providenciaremos informação com base em evidências sobre a utilização adequada de biberões e tetinas, como fazemos com os nossos extratores de leite materno e todas as nossas ofertas de produtos. Ao dedicarmos recursos para o desenvolvimento de práticas baseadas nas evidências, associamo-nos a investigadores, profissionais de saúde, mães, famílias e prestadores de cuidados em todo o mundo, que estão a fazer tudo o que podem para ajudar as mães a amamentar e os bebés a receber o leite das suas próprias mães.

O nosso compromisso com a amamentação e os objetivos do Código da OMS

Somos um dos maiores apoiantes da amamentação a nível de empresas comerciais e apoiamos incondicionalmente as recomendações da OMS sobre amamentação. Estamos, para além disso, totalmente empenhados nos objetivos do Código da OMS. Apoiamos, de forma constante e resoluta, as mães, os bebés e as famílias ao longo da sua jornada de amamentação e recusamos, de forma clara, promover os substitutos do leite materno.

Novas orientações de marketing

Além disso, desenvolvemos novas diretrizes de marketing para materiais que abordem
a alimentação de bebés, ou seja, biberões e tetinas, para:

  1. Reforçar o nosso apoio às recomendações da OMS sobre amamentação com um ícone consistente e facilmente reconhecível com uma hiperligação para uma página da web dedicada com informações detalhadas para os nossos clientes.
  2. Garantir que não se criará uma impressão falsamente positiva da alimentação com biberão em nenhum dos materiais de marketing relacionados com biberões e tetinas. Isto significa que…
  • não faremos qualquer declaração que sugira a semelhança com a amamentação
  • os materiais relacionados com tetinas e biberões não mostrarão bebés a beber de biberões
  • os biberões de armazenamento com leite serão apresentados no contexto da extração.

Consulte as orientações detalhadas no nosso website, pois refletem de forma clara o nosso compromisso com as mães que amamentam e fornecem um enquadramento para as nossas atividades de comunicação.

Continuaremos a estar à altura da nossa Declaração de Missão para reforçar a saúde das mães e dos bebés através dos benefícios (essenciais à vida) do leite humano e a fazer tudo o que pudermos para permitir às mães amamentarem os seus bebés tanto tempo quanto possível.

Baar, Suíça, 26 de março de 2020

Michael Larsson, Presidente e Delegado do Conselho de Administração
Annette Brüls, CEO Medela AG