Viajar com seu extrator de leite: Extrair leite em viagem

Se você estiver amamentando e for viajar sem o bebê, será preciso extrair leite para manter sua produção. Veja como extrair leite em viagem e transportá-lo com segurança

Travelling and pumping breast milk

Seja a negócios ou lazer, talvez você precise viajar enquanto estiver amamentando. Pode ser uma viagem de trabalho, um casamento ou uma noite fora com amigos.

Mas a distância não significa que seu bebê precisa deixar de receber o leite materno. Com as informações e equipamentos certos, você pode extrair leite em viagem para manter sua produção, armazenar leite enquanto viaja e transportá-lo para o seu bebê em casa.

Planejar a viagem e a extração

Se você for viajar na estrada ou de trem, veja se é possível extrair durante a viagem ou se é necessário planejar paradas. Muitas vezes há tomadas elétricas nos trens, mas sem espaço com privacidade, e os serviços na estrada podem ter uma área reservada, mas nem sempre com tomadas. Muitos extratores de leite elétricos também funcionam com pilhas - mas não se esqueça de levar uma quantidade suficiente! Alguns extratores têm uma bateria recarregável incorporada que facilita o transporte, pois basta ligá-la na tomada para carregar quando for necessário.

"Eu costumava viajar sempre a trabalho, por isso extraía leite em muitos lugares diferentes", diz Karen, mãe de um filho, da Holanda. "Eu sempre avisava a empresa que ia visitar, com antecedência, sobre minha necessidade de alguns intervalos diários em um local reservado. Eu tinha um bom extrator com bateria, então podia extrair leite em qualquer lugar".

"Quando minhas filhas eram bebês eu trabalhava mais em casa, mas viajava muito de trem para reuniões a muitas horas de distância", recorda Hazel, mãe de duas filhas, do Reino Unido. "Em casa, usava um extrator elétrico duplo Swing Maxi Medela depois de amamentar. Dessa forma, deixava uma reserva de leite extraído para o meu companheiro alimentar a bebê quando eu saía".

Yolande, mãe de três filhos, do Quênia, comenta: "Participei de uma conferência de três dias no exterior sem meu filho de nove meses, que amamentava. Confirmei com o hotel, com antecedência, se teria frigobar no quarto, e verifiquei onde poderia comprar gelo seco na cidade. Extraí durante todo o tempo da conferência. Guardava os sacos de leite numa bolsa térmica e, toda noite, os colocava no frigobar do quarto".

Viajar de avião com extrator de leite

Se você for viajar de avião, avise sua companhia aérea, com antecedência, que irá levar um extrator de leite e/ou leite extraído. Informe-se sobre as regras para transporte na bagagem de mão ou despachada, pois pode haver diferença entre as regras para o leite congelado e o líquido.

Talvez o pessoal da companhia aérea também possa informar onde extrair leite no aeroporto e no avião.

"Na manhã da minha viagem, coloquei os sacos de leite em bolsa térmica com gelo seco", diz Yolande, mãe de três filhos, do Quênia. "No aeroporto, mostrei ao funcionário do ckeck-in as instruções da companhia aérea sobre viagem com leite materno congelado. O leite viajou de Nova Orleans para Nairobi, via Atlanta e Amsterdam, e, quando cheguei em casa, quase 30 horas depois, continuava totalmente congelado".

O essencial para extrair leite em viagem

É essencial ter o kit certo para uma extração bem sucedida, especialmente se você for extrair durante longos períodos.

O extrator de leite elétrico duplo permite extrair dos dois seios ao mesmo tempo, economizando tempo precioso e rendendo, em média, 18% a mais de leite do que na extração de um seio de cada vez.1 Ou talvez você prefira um extrator elétrico simples, um extrator manual ou mesmo extrair à mão.

Será necessário também acondicionar seu leite, em mamadeira ou saco de armazenamento de leite materno, e um local para mantê-lo congelado ou frio, como uma bolsa térmica. Também é útil levar um gel desinfetante de viagem para as mãos e um adaptador de tomada, se você for para o exterior.

"Eu extraía leite em todos os lugares aonde ia: no carro, no avião, em banheiros públicos, em qualquer local", diz Aisling, mãe de um filho, da Irlanda. "Eu sempre tinha uma reserva de sacos de armazenamento, um extrator elétrico, uma bateria recarregável portátil e um extrator manual para emergências".

Extrair leite longe de casa

Se você for viajar, entre em contato com o hotel para reservar um quarto com frigobar, ou peça para utilizar a geladeira do local para conservar o leite. Leve muitos sacos para congelar leite materno, um extrator de leite e uma bolsa térmica. Leve o leite congelado para casa usando placas de gelo reutilizável, mas, se o leite descongelar durante a viagem, use-o no prazo de 24 horas. Algumas mães chegam mesmo a enviar o leite para casa em gelo seco, como mencionado antes.

Armazenar leite materno em viagem

Às vezes, as mães que viajam extraem leite simplesmente para aliviar os seios ingurgitados ou para manter sua produção. Mas, se você quiser guardar o leite para alimentar seu bebê, é preciso garantir que ele continue seguro para o consumo. Conserve seu leite em mamadeiras higienizadas ou em sacos de armazenamento de leite materno, colocando etiquetas com a data da extração para saber por quanto tempo é seguro utilizá-lo.

"Quando eu estava fora, usava um extrator de leite manual Harmony Medela para extrair no trem, no escritório, em restaurantes, onde fosse, sem necessidade de tomada elétrica ou pilhas", diz Hazel, mãe de dois filhos, do Reino Unido. "Eu extraía principalmente para manter minha produção e aliviar o desconforto, mas, às vezes, levava uma placa de gelo reutilizável e sacos de armazenamento para trazer o leite para casa".

Durante o dia, mantenha seu leite na geladeira ou congelador antes de transferi-lo para uma bolsa térmica. Se você estiver compartilhando a geladeira, identifique seu recipiente para que ninguém coloque no café o leite que você extraiu com tanto cuidado!

Transportar seu leite materno

Leve o leite extraído para casa ou creche em mamadeiras ou sacos, dentro de uma bolsa térmica com placa de gelo reutilizável. Se a placa estiver descongelando, peça um saco de gelo picado em um fast-food ou café. Lembre-se de que o leite materno se mantém seguro à temperatura ambiente por quatro horas, no máximo. Pode ser guardado na geladeira por três dias e no congelador até seis meses.2,3

"No trabalho, recebi muito apoio e tive flexibilidade para extrair leite quando precisava", diz Karen, mãe de um filho, do Reino Unido. "Viajo muito a trabalho e, onde eu estivesse, pedia para usar uma sala e guardar o leite na geladeira do local. Fazia isso até em conferências e eventos. Só uma vez esqueci um saco de leite materno na geladeira de um centro de conferências!"

Referências