Qual é a diferença entre extratores de leite de sistema aberto e sistema fechado?

Saiba a verdade sobre os extratores de sistema aberto e fechado, para ajudá-la a tomar uma decisão informada na escolha do extrator de leite para o bebê

Flex-Landing-Page-Gallery-1

Se você estiver pensando em comprar ou alugar um extrator de leite e tiver pesquisado, deve ter visto alguns modelos descritos como "sistema fechado" e outros como "sistema aberto". Mas o que realmente significam essas descrições? E por que são importantes? Continue a ler para saber mais...

O que significa sistema aberto e sistema fechado?

Geralmente, esses termos indicam se existe ou não uma barreira (às vezes chamada "separação de meios") entre o extrator de leite e o leite materno extraído.

O extrator de leite com barreira é conhecido como sistema fechado, por ser "fechado" para o leite. A barreira impede que o leite derrame e entre no mecanismo da bomba. Dessa forma, ajuda a garantir que o leite extraído faça o percurso com higiene.

O extrator de leite de sistema aberto não tem barreira para o leite, mas não se preocupe - os riscos de contaminação são muito baixos com esse tipo de extrator.

O que é "proteção contra derramamento"?

É importante saber que "sistema fechado" e "sistema aberto" não são definições clínicas ou médicas, e os fabricantes de extratores de leite podem utilizá-las de formas diferentes.

Por esse motivo, na Medela preferimos usar o termo "proteção contra derramamento", pois essa é a principal finalidade da barreira do leite: impedir que o leite derrame e entre na bomba.

Além disso, na verdade não existe um extrator de leite que seja completamente de "sistema fechado" – todos os extratores precisam de fluxo de entrada e saída de ar para o vácuo funcionar.

Onde se encontra a barreira do leite?

O local varia conforme o extrator, mas geralmente fica entre o tubo e o motor, ou entre o conector do funil e o tubo.

A segunda opção é cada vez mais comum nos extratores de leite de próxima geração. Isso porque a barreira protege o tubo e impede que o leite derrame.  

Quais as vantagens do conector de extrator de leite de próxima geração Medela?

A proteção contra derramamento dentro do conector do funil possibilita extrair leite numa posição mais reclinada e confortável, pois você pode confiar que o leite extraído não irá entrar no tubo. É uma grande vantagem, pois seu conforto e relaxamento ajudam o leite a fluir. Para saber mais sobre como aproveitar ao máximo suas sessões de extração, leia o nosso artigo sobre dicas para a extração de leite.

Outra vantagem para as mães muito ocupadas é a facilidade de limpeza e manutenção desse tipo de extrator. Como a proteção contra derramamento diminui a possibilidade de entrada de umidade no tubo, é menos provável que precise de limpeza e desinfecção. 

A montagem do conector de extrator de leite de próxima geração Medela também é descomplicada e intuitiva. A barreira do leite é uma membrana flexível, fácil de manusear, que só pode ser colocada numa posição dentro do conector.

Além disso, o próprio conector é fácil de limpar, com o mínimo de peças possível para lavar e desinfetar. E, como seria de se esperar da Medela, todos os componentes plásticos são isentos do produto químico BPA e cumprem as normas de segurança internacionais.

E se houver umidade no tubo do meu extrator?

Se surgir umidade no tubo do seu extrator de sistema fechado, deve ser devido à condensação. Isso pode acontecer se alguma peça não estiver completamente seca quando você iniciar a extração.

Se você notar gotas de água no tubo do extrator, faça a limpeza e desinfecção ou substitua o tubo conforme as instruções do produto.

Os extratores de leite de sistema fechado são todos iguais?

Embora muitos fabricantes de extratores afirmem que seus produtos possuem sistemas fechados, nem todos são fabricados da mesma forma. Se não for bem projetado, o extrator de sistema fechado pode reduzir a quantidade de leite extraído ou até aumentar o risco de contaminação.

O extrator de leite de sistema fechado também não é necessariamente mais higiênico. Geralmente, o desenvolvimento de bactérias e mofo está associado a limpeza deficiente. Por isso, se o extrator de sistema fechado não for bem limpo, pode continuar contendo germes. Os extratores de leite são desenvolvidos de forma ligeiramente diferente, por isso você deve seguir as instruções de limpeza do fabricante.

O extrator de sistema fechado também não apresenta necessariamente um melhor desempenho. Alguns fabricantes comprometeram a eficácia de seus extratores de leite para colocar sistema fechado.

Por que os extratores de leite Medela são diferentes?

O extrator de leite Medela é um dispositivo médico que foi desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de décadas de pesquisa científica, respeitando padrões rigorosos de qualidade e segurança.

E, na Medela, vamos além do que as normas exigem, testando clinicamente todos os nossos produtos com as mães, para garantir a eficácia e satisfação das necessidades dos pais e dos bebês.

Além disso, todos os nossos extratores de próxima geração apresentam barreira de proteção contra derramamento, para que você se sinta bem, confortável e descontraída durante a extração. E lembre-se: mãe feliz significa mais leite materno e bebê feliz!