Dicas e instruções para a extração "mãos-livres"

Se você precisa extrair leite materno regularmente, a extração "mãos-livres" permite que você faça outras coisas ao mesmo tempo. Veja como fazer a extração de forma fácil, rápida e eficaz   

Tips and instructions for hands-free pumping

Seja para o bebê prematuro ou para desenvolver a produção de leite, a extração dupla se adapta perfeitamente à sua vida atarefada. Em média, você consegue extrair 18% a mais de leite em metade do tempo da extração de uma mama de cada vez, com teor de calorias mais elevado.1 Mas, como na extração dupla é preciso segurar dois funis (as peças do kit de extração para colocar nos seios), você não pode fazer outra coisa com as mãos. Por isso, um sutiã de extração "mãos-livres" pode ser muito útil!

Vantagens da extração "mãos-livres"

Com o sutiã de extração "mãos-livres" você pode extrair leite enquanto estiver ao telefone, no computador, lendo, fazendo um lanche ou brincando com outro filho. O sutiã também facilita operar os controles do extrator de leite e lidar com os frascos ou sacos de leite extraído.

"Com o sutiã de extração "mãos-livres" e roupas de fácil acesso eu ganho tempo e posso fazer várias coisas ao mesmo tempo no trabalho. Reservo uma sala para mães, onde consigo trabalhar e extrair leite ao mesmo tempo", diz Natalie, mãe de um filho, dos EUA.

O top Easy Expression Medela tem a vantagem de ser um modelo sem alças, que você veste com facilidade e rapidez para extrair leite e tira sem complicações quando termina.

"A extração dupla com top evitava que eu sentisse dores nos ombros e permitia que fizesse outras coisas (ou pelo menos comer e tomar um chá!) enquanto extraía leite – o que eu fazia constantemente quando meu bebê prematuro ficou seis semanas na UTI Neonatal", conta Suzanne, mãe de um filho, do Reino Unido.

Easy Expression Instructions EN-FR-ES-PT

Quatro passos simples para usar o sutiã de extração "mãos-livres"

O top Easy Expression Medela mantém os dois funis do extrator duplo suavemente no lugar enquanto você extrai leite, e é fácil de vestir e usar - basta seguir estas instruções:

Passo 1

Vista o top Easy Expression Medela e prenda o gancho na parte de cima - isso foi desenvolvido para tornar mais fácil puxar o fecho da parte de baixo.

Passo 2

Puxe o fecho.

Passo 3

Coloque um funil em cada mama, por baixo do top. O material do top é muito elástico, com espaço para os funis, mas você pode abrir o fecho para colocá-los, se for melhor. Seu mamilo deve ficar no centro do canal do funil, que passa pelo orifício de cada lado.

Passo 4

Encaixe um conector em cada funil, e você está pronta para extrair com as mãos livres.

As 10 melhores dicas para a extração "mãos-livres"

Como em todos os aspectos da amamentação, pode levar algum tempo até você ter prática na extração "mãos-livres". Siga estas dicas para se manter confortável e aumentar seu fluxo de leite:

  1. Verifique se seu funil é do tamanho certo. O canal deve ser cerca de 4 mm maior do que o diâmetro do seu mamilo. Se o canal for muito estreito, seu mamilo pode roçar nos lados; se for largo demais, pode puxar muito tecido mamário para dentro. A boa notícia é que a Medela fabrica funis em cinco tamanhos diferentes, de forma que você irá encontrar o mais adequado.
  2. Verifique se seus mamilos estão no centro do canal de cada funil antes de iniciar a extração.
  3. Verifique se o sutiã de extração mantém os dois funis firmes nos seios, sem ficar muito apertado. Se necessário, ajuste ou desaperte o sutiã para não restringir o fluxo de leite.
  4. Extraia com o seu vácuo de conforto máximo, que é o nível mais alto que você consegue suportar com conforto, pois foi provado que isso libera mais leite em menos tempo.2 Para verificar seu nível certo, aumente o vácuo gradualmente até sentir um ligeiro desconforto (sem dor) e depois abaixe um pouco.
  5. Evite se apoiar no funil ou pressioná-lo com muita força contra a pele, para não comprimir seus ductos de leite e restringir o fluxo.3
  6. Massageie os seios algumas vezes durante a extração para ajudar o leite a fluir livremente de todos os seus ductos.4
  7. Apalpe os seios depois da extração para verificar se todo o leite foi drenado – eles devem estar macios agora.
  8. Embora seja normal que os mamilos pareçam maiores, mais compridos e vermelhos logo após a extração, você não deve sentir desconforto neles ou nos seios, nem marcas de pressão ou pontos doridos. Qualquer irritação pode ser sinal de que você precisa de um funil de tamanho diferente ou diminuir o vácuo. Qualquer depressão na pele pode indicar que o sutiã de extração está apertado demais, que você se apoiou no funil ou o pressionou com muita força. Na próxima vez que extrair leite, faça ajustes para se manter confortável e evitar problemas no futuro.
  9. Se você sentir desconforto ou dor constante na extração "mãos-livres", interrompa o uso e procure um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação.
  10. Se você estiver extraindo exclusivamente e se preocupar com alguma das questões acima, extraia uma ou duas vezes por dia sem a opção "mãos-livres", para apoiar os seios enquanto extrai e garantir uma boa drenagem.
Referências

1 Prime DK et al. Simultaneous breast expression in breastfeeding women is more efficacious than sequential breast expression. Breastfeed Med. 2012;7(6):442-447.

2 Kent JC et al. Importance of vacuum for breastmilk expression. Breastfeed Med. 2008;3(1):11-19. 

3 Geddes DT. Inside the lactating breast: the latest anatomy research. J Midwifery Womens Health. 2007;52(6):556-563.

4 Morton J et al. Combining hand techniques with electric pumping increases milk production in mothers of preterm infants. J Perinatol. 2009;29(11):757.