Extração de leite no trabalho: dicas e conselhos de mães

Se você vai voltar a trabalhar, mas quer que o bebê continue a se beneficiar do seu leite materno, veja como se preparar para a extração no trabalho.

Pumping at work: Tips and mums' advice

Mesmo que sua empresa a apoie, alguns aspectos da extração de leite no trabalho podem preocupá-la. Seus colegas vão entender seus intervalos regulares? Você vai conseguir ter privacidade? A boa notícia é que, com boa comunicação e planejamento, a extração de leite no trabalho pode ser um sucesso para você, sua empresa e seu bebê.

Confira nossas dez melhores dicas sobre extração de leite no trabalho.

1: Conheça os seus direitos
Em muitos países, a mãe tem direito legal de extrair leite materno para o bebê no trabalho, e a empresa deve ceder tempo para a extração regular.

2: Prepare-se
Verifique se você tem tudo o que precisa para extrair, coletar, armazenar e transportar seu leite materno. O item mais óbvio é o extrator de leite (o extrator de leite elétrico duplo é mais rápido e coleta maior quantidade).1 É útil deixar um segundo extrator no trabalho, para não ter que carregar um todos os dias. Outros equipamentos úteis incluem:

3: Converse com seus colegas
Você não é obrigada a dizer aos colegas que está extraindo leite, mas uma conversa pode ajudar que eles compreendam e aceitem. Você pode procurar uma colega que também esteja extraindo leite para ser sua "parceira de extração" e apoiarem uma à outra.

4: Procure um espaço
Sua empresa deve disponibilizar uma sala reservada (não um banheiro) para você extrair o leite. Pode ser uma sala de atendimento médico ou de entrevistas, ou outro local onde você possa extrair leite com conforto, sem ser incomodada.

5: Pense no armazenamento
Procure um local seguro e fresco para armazenar o leite materno. Se for uma geladeira compartilhada, identifique seu leite de forma clara nos sacos ou frascos para armazenamento.

6: Mantenha o leite frio
O leite que você extrai no dia pode ser dado ao bebê no dia seguinte, por isso não é necessário congelar. Quando mantido na geladeira (e em bolsa térmica ao ser transportado do trabalho para casa), o leite materno se mantém seguro para o bebê por três dias, ou até cinco dias em condições muito limpas.2,3 Leia o nosso artigo sobre armazenamento de leite materno para mais orientações.

7: Programe bem
Extraia o leite nos horários em que normalmente amamentaria o bebê. Isso irá ajudá-la a coletar o suficiente para as mamadas e manter sua produção de leite.

8: A prática leva à perfeição
Escolha um dia para praticar a extração de leite no trabalho. Ou volte a trabalhar numa sexta-feira, para aprender a extrair e transportar o leite antes de enfrentar uma semana inteira de trabalho.

9: Faça um intervalo
Se o bebê estiver perto do seu local de trabalho, os intervalos para amamentação – em que você amamenta o bebê onde ele está sendo cuidado – podem ser uma boa alternativa à extração.

10: Cuide de você
Trabalhar, ser mãe e amamentar é muito cansativo, principalmente se você ainda estiver se adaptando ou se o bebê ainda acorda à noite. Encare um dia de cada vez, cuide de você, e tenha a certeza de que tudo fica mais fácil à medida que o bebê cresce e ambos se adaptam a essa grande mudança.

Extração de leite no trabalho: histórias de mães

Todas estas mães passaram por diferentes experiências de extração no trabalho, mas encontraram uma forma de encaixá-la na rotina diária.

"Eu tinha sempre uma bolsa térmica comigo"

"Conversei sobre a extração de leite com meu gerente de linha três meses antes de voltar ao trabalho. Ele mandou instalar uma persiana na porta da minha sala para que eu tivesse privacidade.

"Eu extraía manualmente em frascos para leite materno na minha sala, e guardava o leite em bolsa térmica etiquetada, na geladeira da cozinha. Quando estava fora da empresa, procurava um local reservado. Eu tinha sempre um frasco e uma bolsa térmica comigo.

Quando não conseguia extrair leite suficiente no horário de trabalho, extraía mais quando chegava em casa. Assim, sempre havia o bastante para o meu filho tomar na creche, no dia seguinte". Lily, mãe de dois filhos, do Reino Unido.

"Minha empresa me deu muito apoio"

“Extrair leite no trabalho não foi difícil porque a minha empresa tinha boas instalações e ofereceu muito apoio. Tive todo o tempo de que precisei.

"Em termos de logística foi preciso uma preparação para ter o equipamento limpo diariamente, e eu sempre tinha que levar o extrator. Hoje, minha empresa tem seu próprio extrator de leite para várias usuárias na sala de amamentação, e ainda oferece um kit de extração gratuito a cada nova mãe. Assim, não é preciso levar o equipamento.

Prepare-se. Encare as coisas com bom humor, se possível, e tente relaxar e curtir o momento". Aleyda, mãe de um filho, da Holanda.

“Foi difícil encontrar uma sala para extrair leite"

"Tive que superar desafios para extrair leite no trabalho, como um espaço inadequado e o constrangimento de me comunicar com o pessoal de RH ou com os gerentes homens, que nem sempre entendiam as minhas necessidades.

"Com meu primeiro bebê, eu trabalhava numa empresa grande, que disponibilizou uma sala para que eu extraísse leite. Mas achei difícil fazer intervalos e extrair leite suficiente para o meu bebê. Eu queria usar meu laptop enquanto extraía, para não acumular trabalho, mas a sala não tinha uma mesa adequada para isso. Só extraí durante duas semanas, até começar a complementar com fórmula.

Com meu segundo bebê, estava determinada a ser persistente. O lugar onde trabalhava era muito menor – um local de eventos esportivos – por isso era difícil encontrar uma sala adequada. No início disponibilizaram a sala de primeiros socorros, mas era muito fria e qualquer pessoa podia entrar. Depois encontraram uma sala melhor, mas às vezes a chave desaparecia!

Eu diria a outras mães: conheça e exerça os seus direitos! Acredite que sua empresa quer que você volte ao trabalho. Muitas vezes, os problemas estão mais relacionados com desorganização e falta de conhecimento do que com hostilidade. Pode ser muito difícil, mas vale a pena. Eu recomendo também os extratores Medela". Elisabeth, mãe de dois filhos, do Reino Unido.

"Consigo trabalhar e extrair leite ao mesmo tempo"

“Além do extrator de leite, precisei de um sutiã de extração "mãos-livres", protetores de seios para vazamento e roupas com fácil acesso, para ganhar tempo. Eu consigo trabalhar e extrair leite ao mesmo tempo, mas muitas das minhas amigas não conseguem, e precisam relaxar enquanto extraem.

"Meu local de trabalho tem várias salas para extração de leite - é até preciso marcar hora. Eu me movimento muito dentro da empresa, por isso preciso reservar salas em edifícios diferentes e perto do horário de reuniões importantes.

Os maiores desafios são as conferências ou eventos que não mandam programa, pois não sei quando posso sair um pouco. E, quando se prolongam muito, eu tenho que ir embora mesmo!" Natalie, mãe de um filho, dos EUA.

"Ninguém se incomodava com meus intervalos para extração"

“Nos primeiros meses, eu amamentava meu filho em casa, de manhã, e ia para o trabalho às 10h; extraía uma ou duas vezes no trabalho; ia buscá-lo na creche por volta de 17h30, e o amamentava lá; levava o bebê para casa, congelava o leite extraído e o amamentava novamente antes de dormir.

Você precisa deixar claro seu plano de extração para a empresa e os colegas, logo no início, para que eles o respeitem. Ninguém se incomodava com meus intervalos para extração. Na verdade, era o contrário. O fato de haver outros pais no meu departamento, incluindo duas novas mães que também extraíam leite, ajudou muito. Faz uma enorme diferença trabalhar com pessoas com quem você pode compartilhar suas experiências". Jess, mãe de um filho, da Argentina.

Referências