Alterações dos seios da gravidez ao desmame

Nossos especialistas explicam como seus seios mudam desde a gravidez, ao longo da amamentação, até depois do desmame. Confira ainda nossas dicas sobre os cuidados ao longo do tempo

Mum's breast changes during pregnancy

Logo que você fica grávida, seu corpo começa a se preparar para a chegada do bebê. Mas não apenas seu útero fica ocupado - a anatomia de sua mama também começa a se modificar radicalmente. Continue a leitura para saber o que esperar enquanto você passa pelos trimestres, amamenta seu bebê e, finalmente, o desmama.

Alterações dos seios no primeiro trimestre

Muitas mulheres sentem alterações nos seios no início da gravidez. Na verdade, muitas vezes é o primeiro sinal de que você está grávida. O aumento dos hormônios e a mudança na estrutura da mama significam que seus mamilos e seios podem ficar mais sensíveis e delicados logo a partir das três ou quatro semanas. Algumas futuras mães sentem dor nos seios durante toda a gravidez até o parto, mas, para a maioria, a dor desaparece após o primeiro trimestre.

"O crescimento dos seios na gravidez pode ser rápido durante as primeiras semanas, ou o tamanho pode aumentar de forma gradual", explica a Dra. Jacqueline Kent, prestigiada pesquisadora em aleitamento da Universidade da Austrália Ocidental. "As mulheres são todas diferentes. Seus seios podem nem crescer muito até pouco antes do parto, ou mesmo depois. Mas, se você quer saber o quanto os seios crescem durante a gravidez, quando seu leite descer é provável que estejam uma vez e meia maiores do que antes de você engravidar!”1

Assim que seus sutiãs normais começarem a apertar, normalmente por volta de 12 semanas, é hora de comprar um sutiã de maternidade. A maioria das mulheres acha mais confortável um modelo sem costuras, com alças largas e tecido macio e respirável. É melhor evitar os que têm armação, pois podem apertar seus ductos de leite em desenvolvimento.

Tire bem suas medidas para ter certeza de que o tamanho é adequado. E tire as medidas novamente, de dois em dois meses ao longo da gravidez, pois você irá passar por vários tamanhos à medida que o bebê e os seios crescem.

Alterações dos seios no segundo trimestre

Em torno da 15ª semana de gravidez, as novas células produtoras de leite são ativadas e, por volta da semana 22, começam a produzir.1 Mas não se preocupe. A maior parte deste leite é reabsorvida pelo seu corpo, e os hormônios da gravidez também impedem que haja muita produção e vazamento.

"Durante o segundo trimestre, você pode notar que seus mamilos e aréolas (os círculos de pele em torno dos mamilos) ficam maiores e mais escuros", diz a Dra. Danielle Prime, pesquisadora associada da área de amamentação da Medela. "Outra alteração da aréola é que suas pequenas saliências ou bolinhas ficam mais perceptíveis. Elas são denominadas "tubérculos de Montgomery" e produzem um óleo hidratante que ajuda a proteger contra dor e infeção logo que você começa a amamentar. Na verdade, os cientistas acreditam que o odor desse óleo é semelhante ao do líquido amniótico, e pode guiar o bebê até seus mamilos depois do parto".2

Não remova esse óleo natural de seus mamilos com sabonete agressivo ou esfregando-os com toalha. Use apenas água quente e seque-os com tapinhas leves. E, se alguém sugerir "endurecer" seus mamilos para a amamentação, beliscando ou esfregando, ignore!

Se você tiver mamilos planos ou invertidos e já tiver passado da semana 32 de uma gravidez saudável, pode usar formadores de mamilos dentro do sutiã. Eles ajudam a puxar os mamilos para fora suavemente, facilitando a pega da mama pelo seu bebê. Consulte um profissional de saúde ou leia o nosso artigo sobre mamilos invertidos ou planos para obter mais conselhos.

Se os seus seios aumentarem de maneira súbita durante a gravidez, você poderá sentir coceira e desenvolver estrias. Um hidratante suave pode ajudar a aliviar a coceira. No entanto, as estrias são normalmente uma questão de genética e tipo de pele; se você tiver predisposição, não há muito o que fazer para evitá-las. Mas a boa notícia é que elas diminuem e ficam menos visíveis com o passar do tempo.

Alterações dos seios no terceiro trimestre

Você pode voltar a sentir seus seios pesados ou doloridos durante o último trimestre. Um sutiã para dormir pode trazer mais conforto no sono, e é também uma boa ideia usar um sutiã esportivo para se exercitar, evitando dor nos seios e danos nos ligamentos.

Não se esqueça de comprar sutiãs de amamentação um mês antes da data prevista para o parto. Se possível, compre numa loja que tenha consultora com experiência em sutiãs de amamentação ou consulte um guia de tamanhos online. As mulheres são todas diferentes, mas é provável que o bojo de seus seios fique um ou dois tamanhos acima do que era antes da gravidez. É provável que o tamanho de seu contorno também aumente à medida que a caixa torácica se expande para criar espaço para o bebê. Sua consultora deve recomendar um tamanho que também deixe espaço para a descida do leite quando o bebê nascer. Um modelo com fechos que você consiga soltar só com uma mão facilita o posicionamento de seu bebê.

É surpreendente, mas seu leite já está pronto nos seios antes de o bebê nascer. Isso significa que seus mamilos podem começar a vazar um pouco de colostro (o leite materno inicial), que é bastante espesso e pegajoso. Pode acontecer até com 14 semanas, mas é mais comum no final da gravidez. Você pode usar protetores de seios dentro do sutiã para impedir que apareçam manchas de leite na roupa.

"Se você for diabética ou tiver diabetes gestacional, seu profissional de saúde pode aconselhá-la a extrair colostro manualmente e congelá-lo. Um estudo recente mostrou que é seguro fazê-lo após a 36ª semana, se a gravidez for saudável”,3 informa a Dra. Prime. "É útil ter uma reserva de colostro, porque os bebês de mães diabéticas correm maior risco de ter baixos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), e a melhor forma de ajudar a aumentar esses níveis são mamadas frequentes de colostro. No entanto, não espere conseguir extrair grandes quantidades. É provável que você só consiga algumas gotas de cada vez, o que é perfeitamente normal".

O que acontece com seus seios após o parto

Cerca de dois a quatro dias após o parto (às vezes mais tarde, se você fez cesariana ou teve um parto traumático), você irá sentir os seios muito mais cheios e firmes, à medida que seu leite desce.4

"O fato de estarem cheios não se deve apenas ao leite a mais que você começa a produzir. A quantidade de sangue circulando em torno dos seios aumenta, e também pode haver mais líquido linfático", explica a Dra. Prime. "Tudo isso acontece em resposta à diminuição dos níveis de hormônios da gravidez no seu corpo (que vêm baixando de forma gradual desde o parto), o que permite que seus hormônios produtores de leite comecem a trabalhar".

Você poderá sentir desconforto ou mesmo dor nos seios durante esse período, uma condição denominada ingurgitamento. É muito comum e geralmente desaparece ao fim de alguns dias, durante os quais você deve continuar amamentando. Veja as nossas dicas sobre como lidar com o desconforto e o inchaço e, se o problema continuar, fale com um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação.

O que acontece com seus seios durante o aleitamento

Nos três primeiros meses de amamentação, é provável que você continue sentindo o peito muito cheio antes das mamadas. À medida que o bebê vai crescendo, você deve notar que o peito não fica mais tão cheio, mas isso não significa que está produzindo menos leite. Se você estiver amamentando exclusivamente e por livre demanda, e seu bebê estiver se desenvolvendo bem, você ainda deve estar produzindo muito.

"Ao fim de seis meses de amamentação, seus seios devem começar a diminuir", explica a Dra. Kent. "Isso não é sinal de que você está produzindo menos leite, mas pode ser que esteja perdendo tecido adiposo da mama. Quando o bebê tiver 15 meses, seus seios devem ter o mesmo tamanho de antes da gravidez, mas não menor. Isso acontece amamentando ou não. Você ainda poderá estar produzindo de 100 a 300 ml de leite por dia".

Isso parece se dever ao fato de seus seios trabalharem com mais eficiência após os seis meses, o que o estudo da Dra. Kent descobriu ser possivelmente devido a uma redistribuição do tecido mamário.5

Como seus seios mudam após o desmame

Quando você para de amamentar o bebê, seja após três semanas, três meses ou três anos, as alterações dos seios devido ao aleitamento se revertem. "Quando você desmamar completamente, seus seios devem levar três meses para voltar ao tamanho próximo ao de antes da gravidez, se isso ainda não tiver acontecido", explica a Dra. Kent. Mas, se você voltar a engravidar, todo o processo começa novamente.

Produtos relacionados