Alimentar o bebê com leite extraído: as respostas às suas perguntas

Quando você pode começar a alimentar o bebê com leite materno extraído? Qual a melhor forma de fazê-lo? E você deve se preocupar com a "confusão de mamilos"? Vamos responder às suas perguntas sobre alimentação com leite extraído

Feeding your baby expressed milk

Quando devo começar a dar leite extraído ao bebê?

Se seu bebê for saudável e a amamentação estiver indo bem, não é preciso ter pressa para alimentá-lo com leite extraído. Nas primeiras quatro semanas, vocês atuam em conjunto para iniciar e desenvolver sua produção de leite materno, enquanto o bebê aprende a mamar de maneira eficiente. Embora ainda existam poucos dados,1 acredita-se que introduzir mamadeira sem necessidade no primeiro mês, que é fundamental, pode interferir nesses processos.

Mas se, por qualquer motivo, seu recém-nascido tiver dificuldade de pegar a mama ou sugar, comece a extrair leite assim que possível após o parto. Leia nossos artigos sobre como superar problemas na primeira semana e alimentar seu bebê prematuro ou com necessidades especiais com leite materno, e peça ajuda aos seus profissionais de saúde.

Como posso dar leite extraído ao meu bebê?

Existe uma gama de soluções de alimentação desenvolvidas por especialistas, que ajudam na alimentação com leite extraído conforme as necessidades da mãe e do bebê.

Por exemplo, o inovador bico Calma Medela só permite o fluxo de leite quando o bebê cria vácuo ao sugar. Isso significa que o bebê pode usar a mamadeira com a mesma técnica e movimentos da língua e dos maxilares que usaria na mama.2,3 Desenvolvido por especialistas em amamentação da Universidade da Austrália Ocidental, o Calma permite que o bebê sugue, engula, faça uma pausa e respire como faz ao mamar no peito.4 Mantendo o comportamento de sucção natural do bebê, o Calma foi desenvolvido para facilitar a alternância entre o peito e a mamadeira.

A Medela também fabrica bicos de mamadeira convencionais com duas versões de fluxo. E todos os nossos bicos podem ser encaixados diretamente nos frascos em que você extrai o leite, diminuindo o risco de derramamento.

Se seu recém-nascido precisar de leite extraído, mas você não quiser dar mamadeira até ele se acostumar com a amamentação, use um copo graduado para alimentação do bebê, desenvolvido para uso em curto prazo. Com o copo o bebê pode bebericar ou lamber seu leite extraído - mas tenha cuidado para não derramar! É aconselhável que um profissional de saúde a acompanhe na primeira vez que você usar o copo graduado para alimentação do bebê, para garantir seu uso correto.

Um sistema de nutrição suplementar (SNS) pode ser útil no caso de bebês que precisam de complemento de leite extraído além da amamentação regular. O sistema contém um tubo de alimentação fino e flexível que é fixado no mamilo, para que o bebê receba leite extraído enquanto mama. Isso permite que o bebê fique mais tempo no seu peito, o que estimula seus seios a manter a produção de leite e melhora a habilidade do bebê para mamar. O sistema também é útil para mães com baixa produção de leite, mães adotivas e mães de aluguel.

Se seu bebê não conseguir fazer os movimentos de sucção necessários para mamar – devido a uma incapacidade, fragilidade ou condição congênita – experimente um alimentador desenvolvido para bebês com necessidades especiais. Esse alimentador permite que o bebê que não consegue sugar se alimente por meio de uma leve compressão.

Qual a melhor forma de introduzir a mamadeira?

Se a amamentação estiver indo bem e você decidir que é a hora certa de alimentar o bebê com mamadeira de leite extraído, siga estas dicas:

Não tenha pressa

Não espere por uma saída especial à noite ou o dia de voltar ao trabalho para dar a primeira mamadeira. Comece experimentando com uma pequena quantidade de leite extraído, de forma tranquila e sem pressa, com algumas semanas de antecedência. Continue de forma gradual, até fazer uma sessão completa de leite materno na mamadeira.

Escolha o momento

Na primeira vez que você der mamadeira de leite extraído, o ideal é que o bebê esteja alerta, mas sem muita fome, para que fique bem descontraído.

Peça que outra pessoa cuide da alimentação

Seu bebê pode ficar confuso ou frustrado quando você oferecer a mamadeira, pois ele está acostumado com a sua mama. Pode ser mais fácil se outra pessoa der a primeira mamadeira enquanto você estiver em outro ambiente, para que o bebê não a veja nem sinta seu cheiro.

Nem muito quente, nem muito frio

É mais provável que o bebê aceite o leite extraído numa temperatura próxima à corporal, 37 °C.

Molhar e bebericar

Experimente molhar o bico da mamadeira em leite extraído antes de oferecê-la ao bebê, para que ele sinta o sabor e o cheiro do seu leite. Depois, estimule suavemente o lábio superior do bebê com o bico, para que ele abra a boca.

Posição para alimentar com mamadeira

Alimente seu bebê por livre demanda, colocando-o em posição semivertical. Nunca dê mamadeira com o bebê deitado, nem o ajeite na cama com mamadeira para evitar que se engasgue. Siga o ritmo dele, com as pausas de que ele precisar – você pode até mudar de lado durante a alimentação.

Seja paciente

Não se preocupe se ele não aceitar logo a mamadeira – pode ser preciso fazer várias tentativas. Se ele empurrar a mamadeira ou ficar inquieto, acalme-o e espere alguns minutos antes de tentar novamente. Se mesmo assim ele não quiser a mamadeira, espere mais alguns minutos e amamente-o no peito normalmente. Tente outra vez com a mamadeira em outro horário.

Quanto de leite extraído devo dar ao meu bebê?

Os bebês são todos diferentes. Pesquisas mostram que, em bebês de um a seis meses, um pode ingerir apenas 50 ml durante uma sessão, enquanto outro pode chegar a 230 ml. Comece preparando uma mamadeira com cerca de 60 ml e veja se o bebê precisa de maior ou menor quantidade. Logo você vai saber quanto ele toma normalmente – mas nunca o pressione a tomar toda a mamadeira. 

Como posso ter certeza de que a alimentação com mamadeira é segura para o bebê?

Sempre limpe e desinfete seu equipamento de extração de leite e os frascos de acordo com as instruções, e lave as mãos antes de extrair, manusear o leite e alimentar o bebê. Siga as nossas orientações para armazenamento e descongelamento seguro do leite extraído.

Para aquecer o leite extraído, coloque a mamadeira ou saco de armazenamento numa tigela de água quente ou aquecedor de mamadeira, ou coloque embaixo da torneira de água quente (máx. 37 °C). Nunca aqueça leite materno no micro-ondas ou no fogão.

Meu bebê vai aceitar bem a mudança do peito para a mamadeira?

As mães às vezes se preocupam que, se derem mamadeira cedo demais, o bebê fique acostumado ao bico artificial e tenha dificuldade de voltar a mamar no peito. Outras se preocupam com o contrário – se não acostumarem o bebê com a mamadeira cedo, ele pode nunca aceitá-la mais tarde. Esses dois problemas são normalmente denominados "confusão de mamilos".

Nem todos os especialistas concordam que a confusão de mamilos seja mesmo um problema.1 Certamente, sugar o bico de mamadeira convencional, que não precisa de vácuo, exige menos esforço do bebê do que sugar os mamilos da mãe, pois o leite flui mais livremente e a gravidade ajuda. E alguns bebês preferem mesmo o peito ou a mamadeira, e nunca se adaptam ao outro. Mas muitos alternam facilmente entre os dois. 

Se você continuar tendo dificuldade para alimentar seu bebê com leite extraído, procure um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação.