De que acessórios de amamentação eu preciso?

Existem muitos produtos de bebê, acessórios e roupas no mercado, mas eles ajudam mesmo as mães na amamentação? Confira a nossa prática lista para saber mais

What breastfeeding accessories do I need?

Se você planeja amamentar seu recém-nascido, os produtos certos podem ajudar muito. No entanto, você deve querer saber quais artigos para amamentação são realmente necessários e quais você pode dispensar. Para ajudá-la a escolher, dividimos seu período de amamentação potencial em etapas, pois é provável que suas necessidades mudem ao longo do tempo. Também pedimos às mães que amamentam para recomendar produtos para o bebê e fornecer dicas sobre o que acharam mais útil.

Acessórios para iniciar a amamentação

Os primeiros dias com seu bebê são geralmente muito agitados, por isso é melhor estar preparada. Indiferente de você estar em casa logo após parto ou ficar no hospital durante alguns dias, há um conjunto de coisas que você deve providenciar:

Se a amamentação não ocorrer como planejado, um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação pode aconselhá-la a usar os seguintes itens:

  • Mamilos de silicone se o bebê tiver dificuldade de pegar a mama ou se você sentir dor nos mamilos. De maneira geral, o mamilo de silicone deve ser considerado uma solução a curto prazo. Se você tiver problemas ou sentir dor, procure um consultor em aleitamento ou especialista em amamentação.
  • Um extrator de leite para aliviar o ingurgitamento e/ou ajudar a estabelecer a sua produção de leite.
  • Algumas mães também sentem que almofadas de hidrogel refrescantes aliviam muito nos dias seguintes ao parto, principalmente quando o leite começa a descer.

O que as mães consideram mais útil

"As almofadas são úteis para apoiar as costas, as pernas e os braços. E protetores de seios para vazamento, sutiãs de amamentação e tops largos para facilitar o acesso (transformei sutiãs de boa qualidade em sutiãs de amamentação, para ter mais apoio). E sempre usávamos um sling". Zariya, mãe de dois filhos, da África do Sul.

"O meu produto número um, que não podia faltar, eram as almofadas de hidrogel. Ganhei algumas nos primeiros dias de amamentação e nunca tive mamilo rachado nem muita dor. Confio muito e sempre compro para qualquer mãe que estiver pensando em amamentar". Camilla, mãe de um filho, da Austrália.

"O mais importante era ter alguém que me levasse um copo de água, porque sempre me esquecia de pegar antes de começar a mamada!" Mag, mãe de dois filhos, da França.

"Uma garrafa térmica, para tomar uma bebida quente enquanto estava na cama. Comida e lanches decentes – minha sogra fazia uma ótima carne cozida e panquecas (eu precisava comer muito!). Uma almofada para apoiar o bebê, porque eu ficava exausta. Uma cadeira bem confortável, um sensor de luz para as mamadas noturnas e uma almofada para me sentar, porque tinha pontos – e como doíam!" Felicia, mãe de dois filhos, do Reino Unido.

"Um companheiro, amiga ou parente solidário para trazer chá e outras coisas que você não pode ir buscar enquanto está sentada, amamentando. Ah, e um Kindle para ler um livro só com uma mão!" Julie, mãe de um filho, da Espanha.

Equipamentos para o tempo de estabelecimento da amamentação

À medida que as primeiras semanas passam, você e o bebê vão se adaptando gradualmente à amamentação. As mamadas serão frequentes e demoradas. Estes são alguns itens que tornam a vida mais fácil e confortável enquanto sua produção de leite se estabelece, e mesmo depois:

Em determinado momento, você vai querer deixar o conforto de sua casa e sair com o bebê. Leia "Amamentação em público" para conferir mais dicas sobre a alimentação do bebê fora de casa.

O que as mães consideram mais útil

"Os itens essenciais para mim eram os sutiãs de amamentação, protetores de seio descartáveis e fraldas de algodão grandes para limpar leite derramado, cobrir o bebê e os seios. A pomada de lanolina também era essencial para mamilos rachados, e os tops e casacos soltos facilitavam a amamentação". Tatjana, mãe de três filhos, da Suíça.

"O produto mais útil foi uma ótima almofada de amamentação em forma de U. Eu também tinha uma cadeira de balanço, que, num certo ângulo, era muito confortável para amamentar o bebê. E eu sempre ouvia música para relaxar". Violeta, mãe de um filho, da Romênia.

"Uma garrafa de água esportiva que não vaze mesmo aberta, para manter por perto quando você estiver deitada no sofá ou na cama. Além disso, um aplicativo para monitorar as mamadas e me lembrar de qual seio o bebê mamou por último". Francesca, mãe de um filho, do Reino Unido.

"Coletores de leite dentro do sutiã para pegar os vazamentos. Tive uma produção tão grande, que eles me ajudaram demais". Lisa-Maria, mãe de dois filhos, da Suíça.

"Adorei minha capa de alimentação com aro em D. Dava privacidade ao bebê e diminuía as distrações quando saíamos de casa. Uma cadeira Poäng da IKEA, com um ligeiro balanço, foi uma alternativa barata a poltronas de preços exorbitantes. Os protetores de seios laváveis são muito absorventes, e as fraldas de algodão podem ser usadas para várias coisas. Eu gostaria de ter comprado o top Easy Expression Medela – teria facilitado tanto a extração!" Camilla, mãe de um filho, da Austrália.

Acessórios para extrair leite para o bebê

Em algum momento do seu período de amamentação, você poderá precisar de um extrator de leite para o bebê. O tipo de extrator necessário depende da sua situação específica e de quanto leite quer extrair. Dependendo da frequência de extração pretendida, você também poderá precisar de:

O que as mães consideram mais útil

"Logo no início, quando sentia que meus seios iam explodir, eu usava um extrator de leite elétrico Medela – só o suficiente para retirar o excesso de leite sem estimular muito os meus seios. Isso diminuiu muito o desconforto". Tatjana, mãe de três filhos, da Suíça.

"Usei o extrator de leite elétrico duplo Freestyle Medela para aumentar minha produção de leite, com o top Easy Expression para mantê-lo no lugar, de forma que podia usar as mãos. Era sensacional". Amy, mãe de um filho, do Reino Unido.