Fazer a ponte: manuseamento seguro e higiénico do leite materno

Quando a amamentação não é possível, a UCI neonatal deve assegurar que o leite humano constitui um risco mínimo para o bebé e que tem a máxima qualidade.

Todos os processos que envolvam o leite humano precisam, por isso, de

• minimizar a possibilidade de contaminação
• promover uma colheita e limpeza seguras
• conservar a integridade dos componentes bioativos
• reduzir os riscos de transmissão de doenças
• fazer o aproveitamento mais eficiente do volume disponível
• minimizar a probabilidade de trocas

A Medela partilha estes objetivos. Ao utilizar inovações baseadas na investigação e otimizadas para o processo, bem como revisões de investigação e os mais recentes sumários de estudo, a Medela ajuda os profissionais de saúde e os pacientes da UCI neonatal a tomarem decisões informadas.

Prevenir a contaminação, assegurar o controlo da infeção e maximizar os componentes nutricionais e protetores no leite humano é crucial na UCI neonatal. O manuseamento incorreto pode resultar na perda de qualidade, higiene imprópria ou trocas. Caso seja detetada alguma questão de higiene, o precioso leite da mãe terá muito provavelmente de ser eliminado. No pior cenário, os problemas de higiene podem passar despercebidos e colocar o bebé em risco.

Referências

Gransden, W.R., Webster, M., French, G.L., & Phillips, I. An outbreak of Serratia marcescens transmitted by contaminated breast pumps in a special care baby unit. J Hosp Infect 7, 149-154 (1986).

Brown, S.L., Bright, R.A., Dwyer, D.E., & Foxman, B. Breast pump adverse events: Reports to the food and drug administration. J Hum Lact 21, 169-174 (2005).

Donowitz, L.G., Marsik, F.J., Fisher, K.A., & Wenzel, R.P. Contaminated breast milk: A source of Klebsiella bacteremia in a newborn intensive care unit. Rev Infect Dis 3, 716-720 (1981).