O que é considerado "normal" em termos de amamentação?

Através do seu trabalho, a Dra. Jacqueline Kent (Universidade da Austrália Ocidental) conseguiu redefinir as fronteiras da amamentação "normal". O conceito de "normal" é bastante amplo no que toca à amamentação exclusiva no que respeita ao tempo que os bebés mamam, à duração de cada sessão de amamentação e à quantidade de leite que o bebé ingere em cada sessão de amamentação.

Entrevista com a Dra. Jacqueline Kent (2014)

Os investigadores têm demonstrado que as mães que amamentam e os bebés que mamam apresentam um amplo leque de comportamentos de amamentação. Este trabalho redefine o "normal" em termos de amamentação.

Os estudos mediram o consumo de leite durante 24 horas, de bebés saudáveis, com idades compreendidas entre 1 e 6 meses, exclusivamente amamentados e que apresentavam um crescimento adequado, de acordo com os gráficos de crescimento da Organização Mundial de Saúde. 

Entre os bebés, of número de sessões de amamentação por dia variou entre 4 a 13. Cada sessão de amamentação podia durar entre 12 a 67 minutos e, durante esse tempo, os bebés ingeriam, em média, 54 ml a 234 ml de leite. O estudo determinou uma ingestão de leite diária total entre 478 ml e 1356 ml.

Uma sessão de amamentação pode ser uma mamada em uma ou nas duas mamas, ou mesmo um grupo de mamadas, quando o bebé regressa à primeira mama depois de terminar na segunda. Alguns bebés (30%) alimentam-se sempre apenas de uma mama, uma minoria (13%) alimenta-se sempre das duas mamas, ao passo que a maioria (57%) algumas vezes alimenta-se de uma mama e algumas vezes das duas.

Descobertas-chave

Ao conduzir um estudo longitudinal, a Dra. Kent pôde determinar se a variação se deve a diferenças na idade do bebé. Entre o primeiro e o terceiro mês de idade, a Dra. Kent demonstrou uma diminuição quer na frequência média das sessões de amamentação (de 7,6 para 6,6 por dia), quer na duração média de cada sessão de amamentação (de 36 para 29 minutos), e um aumento concomitante na quantidade média de leite ingerido (de 106 para 126 ml).

Entre os três e os seis meses de idade, a frequência e quantidade de leite ingerido durante cada sessão de amamentação permaneceu constante, ao passo que a duração de cada sessão de amamentação diminuiu para 23 minutos. No entanto, durante todo o período de amamentação exclusiva entre o primeiro e o sexto mês de idade, a quantidade total de leite ingerido por dia permaneceu constante.

Relevância para a prática

Esta investigação pode ser utilizada para ajudar as mães a sentirem-se mais confiantes em relação aos seus comportamentos de amamentação. A variação nos comportamentos de amamentação dentro dos parâmetros registados é adequada para o crescimento apropriado destes bebés. Adicionalmente, é interessante que os bebés não aumentam a ingestão de leite diária entre o primeiro e o sexto mês.

Descarregar a infografia aqui: "O que é considerado "normal" em termos de amamentação?".

Resumos de artigos científicos
Volume and frequency of breastfeedings and fat content of breast milk throughout the day (em inglês)

We aimed to provide information that can be used as a guide to clinicians when advising breastfeeding mothers on normal lactation with regard to the ...

Kent JC, Mitoulas LR, Cregan MD, Ramsay DT, Doherty DA, Hartmann PE (2006)

Pediatrics 117, 387-95
Longitudinal changes in breastfeeding patterns from 1 to 6 months of lactation (em inglês)

The most common reason given for discontinuation of exclusive breastfeeding is perceived insufficient milk supply. Breastfed infants show more variation in feeding frequency than bottle-fed ...

Kent JC, Hepworth AR, Sherriff JL, Cox DB, Mitoulas LR, Hartmann PE (2013)

Breastfeed Med, 8, 401-7