Anatomia da mama

O peito humano começa a desenvolver-se às seis semanas de gestação. No bebé, a glândula mamária contém apenas canais rudimentares que possuem pequenas terminações semelhantes a trevos, que crescem ao longo da infância. Durante a puberdade, o peito começa a aumentar através da formação de tecido adiposo e da ramificação e do alongamento do sistema de canais. No entanto, é durante a gravidez que ocorre o crescimento e desenvolvimento mais significativo do peito.

Alterações da mama durante a gravidez

Na primeira metade da gravidez, ocorre a diferenciação secretória (i.e., diferenciação das células epiteliais alveolares em células secretoras de leite), a ramificação dos ductos e a formação dos lóbulos da mama (mamogénese). O crescimento e o desenvolvimento dos tecidos mamários começam por volta da terceira ou quarta semana de gestação, ocorrendo ramificação dos ductos e formação dos lóbulos específicas. A proliferação das porções distais dos ductos resulta na formação de múltiplos alvéolos (que contêm lactócitos – células que segregam leite).

A mamogénese é influenciada por uma série de hormonas, incluindo a progesterona, a hormona do crescimento e outras, o que permite aos lóbulos a sua diferenciação completa. Esta diferenciação pode tornar-se evidente com o primeiro aparecimento do colostro, durante a fase de desenvolvimento secretório na segunda metade da gestação. Neste período, a glândula mamária é populada de lactócitos diferenciados que são capazes de sintetizar os componentes do leite, incluindo proteínas, lactose, caseína, α-lactoalbumina e ácidos gordos sob a forma de colostro (embora apenas pequenas quantidades de colostro fiquem, normalmente, disponíveis, aproximadamente 30 ml/dia). Estas alterações são rapidamente seguidas por um acentuado crescimento dos lóbulos e secreção alveolar no fim da gravidez.

Ao longo da gravidez, verifica-se um crescimento significativo do tecido secretório, com aproximadamente o dobro da quantidade de tecido secretório face ao tecido adiposo na mama lactante. Todas estas alterações conduzem, habitualmente, a um crescimento significativo do tamanho da mama e do mamilo durante a gravidez. Porém, o crescimento da mama varia consideravelmente entre as mulheres, indo de crescimento nulo ou mínimo até um crescimento significativo. Para a maioria das mulheres, o aumento do tamanho da mama ocorre por volta da 22ª semana de gestação, embora algumas também experienciem um crescimento significativo até ao fim da gravidez. Ainda assim, não existe nenhuma relação entre o crescimento da mama e a capacidade de amamentar ou de produzir leite um mês após o parto.

Alterações na mama após o desmame

Depois de o bebé deixar de ser amamentado, a glândula mamária sofre uma restruturação, revertendo até um estado próximo daquele anterior à gravidez, ficando preparada para o mesmo ciclo de desenvolvimento quando ocorrer a gravidez seguinte. Este processo inclui a remoção das células epiteliais produtoras de leite, mediante a qual o epitélio alveolar sofre apoptose e é substituído por adipócitos. 

Resumos de artigos científicos
Breast volume and milk production during extended lactation in women (em inglês)

Quantitative measurements were made of relative breast volume and milk production from 1 month of lactation until 3 months after weaning, and the storage capacity ...

Kent JC, Mitoulas L, Cox DB, Owens RA, Hartmann PE (1999)

Exp Physiol. 84(2):435-47
Breast growth and the urinary excretion of lactose during human pregnancy and early lactation: endocrine relationships (em inglês)

Breast volume and morphology of eight subjects were measured before conception and at intervals throughout pregnancy until 1 month of lactation. Breast volume before conception ...

Cox DB1, Kent JC, Casey TM, Owens RA, Hartmann PE (1999)

Exp Physiol. 84(2):421-34
Referências

Geddes, D. 2007, Gross Anatomy of the Lactating Breast. In: Hale, T. & Hartmann, P. (eds.). Textbook of Human Lactation. Amarillo, Texas: Hale Publishing.

Pang, W.W. e Hartmann, P.E. Initiation of human lactation: secretory differentiation and secretory activation. J Mammary Gland Biol Neoplasia 12, 211-221 (2007).

Cowie, A.T., Forsyth, I.A. & Hart, I.C. Hormonal control of lactation. Monogr Endocrinol. 15, I-275 (1980).

Cox, D.B. et al. Breast growth and the urinary excretion of lactose during human pregnancy and early lactation: endocrine relationships. Exp.Physiol 84, 421-434 (1999).

Kulski, J.K. e Hartmann, P.E. Changes in human milk composition during the initiation of lactation. Australian Journal of Experimental Biology and Medical Science 59, 101-114 (1981).

Chapman, D.J. et al. Impact of breastpumping on lactogenesis stage II after cesarean delivery: A randomized clinical trial. Pediatrics 107, E94 (2001).

Kent, J.C. et al. Breast volume and milk production during extended lactation in women. Exp Physiol 84, 435-447 (1999).