Desmame por motivos médicos

O desmame refere-se ao processo de transferência da dependência do bebé da produção de leite da mãe para outras fontes de nutrição. Só muito raramente é necessário o desmame súbito devido a doença ou medicação da mãe ou como consequência de separação prolongada entre a mãe e o bebé. Ao contrário do desmame por vontade do bebé ou por iniciativa da mãe ao longo de vários meses, o desmame abrupto pode causar dificuldades, tanto para a mãe como para o bebé, em termos de adaptação psicológica. Também pode causar um desconforto considerável no peito e aumentar o risco de mastite para a mãe. Caso seja possível, o desmame abrupto deve ser evitado, implementando-se antes o desmame gradual por vontade da mãe ou do bebé.
Medela Conselho: Mastite durante a amamentação

Alterações fisiológicas durante um desmame súbito

Durante o desmame, a composição do leite altera-se dramaticamente, em especial depois de um desmame súbito. Embora a capacidade secretória da mama diminua, o tecido mamário em involução permanece parcialmente funcional por um longo período (aproximadamente 45 dias). Entre os dias 1-45, a concentração de lactose e potássio diminui, ao passo que a concentração de sódio, gordura e proteína total aumenta. Adicionalmente, o leite torna-se cada vez mais salgado devido ao aumento do conteúdo de proteína (lactoferrina, imunoglobulina A, IgG e IgM, albumina, lactoalbumina e caseína)

As alterações hormonais que resultam de um desmame súbito podem também ser visíveis, especialmente, durante o período de recém-nascido, em que se verificam níveis mais elevados de prolactina. 

Orientações gerais para o desmame por motivos médicos

  • Se o desmame por motivos médicos for aconselhável, recomenda-se o acesso a apoio por parte de um profissional de saúde com conhecimentos em aleitamento. O profissional deverá ser capaz de determinar se estão disponíveis outras opções (por exemplo, se está disponível uma medicação materna alternativa)
  • As mães devem utilizar métodos elétricos ou manuais de extração de leite para aliviar a sensação de mama cheia até se sentirem confortáveis – no entanto, esta ação não se deve realizar até ao ponto de estimular a produção de leite
  • Existem outros métodos que podem ajudar, incluindo usar um soutien de suporte confortável e estar alerta a sinais de ductos obstruídos ou infeção mamária.
  • Pode ser necessário apoio adequado a nível emocional e social para algumas mães durante esta fase de desmame, em especial, se tiverem tendência para depressão
  • Outras orientações para desmame fisiológico também podem ajudar
Resumos de artigos científicos
Maternal psychosocial well-being in pregnancy and breastfeeding duration (em inglês)

An increased duration of breastfeeding has many advantages for the child and mother. However, little research to date has investigated the influence of maternal psychosocial ...

Li J, Kendall GE, Henderson S, Downie J, Landsborough L, Oddy WH (2008)

Acta Paediatr. 97(2):221-5
Breastfeeding and the Use of Human Milk (em inglês)

Breastfeeding and human milk are the normative standards for infant feeding and nutrition. Given the documented short- and long-term medical and neurodevelopmental advantages of breastfeeding, ...

The American Academy of Pediatrics (2012)

Pediatrics 129:827-841
Referências

Lawrence, R. A. and Lawrence, R. M. Breastfeeding: a guide for the medical profession (Elsevier Mosby, Maryland Heights, MO, 2011).

Li, R., Fein, S.B., Chen, J., Grummer-Strawn, L.M. Why mothers stop breastfeeding: mothers' self-reported reasons for stopping during the first year.

Hartmann, P.E., Kulski, J.K. Changes in the composition of the mammary secretion of women after abrupt termination of breast feeding. J Physiol. 1978 Feb;275:1-11

American Academy of Pediatrics e The American College of Obstetricians and Gynecologists. Breastfeeding Handbook for Physicians (2006).

Informação adicional